Autoconhecimento, Evolução, Poder Pessoal, Reforma Íntima

Você é o ponto de partida

Estava ontem pela manhã no salão de beleza e o assunto foi o ataque racista feito por uma tal socialite contra a filhinha de dois atores de televisão.
Em meio a toda a conversa que estava rolando em torno desse assunto, me atentei para o que uma pessoa próxima a mim conversava. Ela dizia: Nada na minha vida tem funcionado, tá tudo um saco” (A profissional que a atendia só balbuciava algumas poucas palavras, concordando com a cabeça).
Minutos depois, olhou para a televisão e comentou sobre a aparência da apresentadora: “Nossa…que cabelo horrível!”. Na sequência, quando precisou escolher a cor do esmalte, disse para a manicure que tinham poucas opções de tons nude. Aí reclamou do ar condicionado, criticou a decoração de natal do shopping, falou mal do marido e, no final, agradeceu e se despediu com um sorriso animado.
Diante disso que narrei acima,  pergunto:
Como será que essa mulher estará emocionalmente quando for se deitar pra dormir? Qual será o último pensamento dela antes do sono vir?
Achei válido trazer pra cá essa reflexão porque muitos de nós não temos consciência de uma coisa: se você não melhorar o seu mundo não melhora.
É importante demais cuidarmos dos pensamentos e das afirmações que fazemos.
Ao invés de dizer: “NADA ESTÁ BOM” ou “TUDO DÁ ERRADO PRA MIM”, procure definir o que exatamente está te incomodando.
Sabe por quê? Porque com esse simples refinamento nas palavras sua mente trabalhará a seu favor e, automaticamente, já buscará soluções práticas pra melhorar o que for necessário.
Nos afundamos no trabalho, nos problemas e esquecemos do principal: VIVER. Ligamos o piloto automático sem nos darmos conta de que existe ar pra respirar, sabores, sons, texturas, paisagens e pessoas. Compramos uma garrafa d’água na rua e não olhamos nos olhos da pessoa que nos atendeu. Agradecemos e pedimos licença de forma mecânica. Percebe?
Sim, a vida é corrida. Nem sempre dá pra ter atenção plena aos detalhes. Passamos horas, dias, meses, anos e até uma vida inteira sem nos concentrarmos em nós e em como nos relacionamos com o mundo a nossa volta.
É mais fácil reclamar, generalizar, ficar no raso? Não, não é (olha que curioso!).
Isso é que torna TUDO mais difícil.
Porque quando aprendemos a sermos específicos nos nossos argumentos, quando investimos em autoconhecimento e quando substituímos uma reclamação pelo reconhecimento do problema, nossa mente começa a trabalhar ao nosso favor e esses meros ajustes reduzem drasticamente os destemperos da vida.
Uma realidade insossa, insípida e sem graça é deprimente.
Mas o que fazer pra mudar esse cenário?
Se tem uma coisa que aprendi com os meus coachees é que o tempero da vida é proporcional ao paladar, cada um tem o seu. Não tem fórmula mágica, tampouco uma receita pronta. Cada um tem sua forma de tornar sua vida prazerosa, gostosa de viver.
Somos seres únicos e especiais dentro da nossa existência.
Eu sei…há quem não se enxergue assim, especial. Mas todos somos. E é essencial acreditar e viver essa verdade para facilitar a lapidação e fomentar a vontade de querer implementar as melhorias necessárias.
Só de ter lido esse texto até aqui já significa que você está em busca de melhorias e isso é muito bom para começarmos a caminhar juntos no RECOMEÇAR  (em breve).
Comece se observando e não se deixando “só” no dia-a-dia. Cuide das suas palavras e das suas atitudes.
Quando for reclamar de algo, troque (nem que seja mentalmente) o protesto por uma solução.
Ex: Ao invés de: “Você não faz nada direito” , use: “Na próxima vez faça dessa maneira (explique como) que poderá dar certo”.

São nessas sutilezas que o seu mundo começa a melhorar e você se despedirá do seu dia com uma sensação boa, com a mente mais em paz e descansada, com a respiração leve e se percebendo capaz de iniciar o próximo dia com mais ânimo e disposição.

Lembre-se: VOCÊ É O PONTO DE PARTIDA.

 

Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem.
Quer saber como estará seu corpo amanhã? Observe seus pensamentos hoje!
(Deepak Chopra)

 

6 comentários em “Você é o ponto de partida”

  1. Minha amiga linda! Você sempre surpreendendo com palavras maravilhosas, cheias de verdade, amor e atitude, que nos fazem reflitir, sair da “zona de comodismo” que aprisiona muitos. Somos frutos de um processo que chamo “cadeia humana” que vão dos nossos pensamentos, palavras e atitudes.
    Ótimo texto! Amei. Que nunca nos falte o bom ânimo, o amor, a fé e esperança a cada manhã.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ô…Ale…amiga querida.
      Amo sua sensibilidade, sua humanidade e seu amor tão genuíno. Essas características inspiram quem tem o prazer da sua companhia.
      Você é uma prova linda de amor ao próximo.
      Todo meu carinho pra você. Saudades!!!
      Beijos,
      Dai

      Curtir

  2. Minha linda amiga,
    Como sempre, suas palavras e pensamentos são muito bem colocados e se encaixam para todos, em diferentes situações. Adoro ler seus textos e te ouvir. Não canso de dizer que sua alegria e alto astral são contagiantes.
    Siga em frente na sua linda jornada, e tenha certeza que sua amiga aqui, estará sempre lhe seguindo para aprender e crescer um pouquinho a cada dia.
    Com muito carinho,
    Rafa

    Curtido por 1 pessoa

    1. Querida Rafa.
      Seu amor, carinho e doçura são suas marcas registradas e são essas suas qualidades que me fazem amar a sua amizade.
      Com certeza seguirei nesse caminho trabalhando em prol de quem está em busca da Felicidade que foi interrompida.
      Como diz o nosso querido Walt Disney: “Aprendi que de nada adianta ser luz se não iluminar o caminho dos demais”.
      Isso pra mim é uma máxima e eu sigo com esse propósito.
      Muitos beijos!
      Com amor,
      Dai

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s