Autoconhecimento, Evolução, Poder Pessoal, Reforma Íntima

Você é o ponto de partida

Estava ontem pela manhã no salão de beleza e o assunto foi o ataque racista feito por uma tal socialite contra a filhinha de dois atores de televisão.
Em meio a toda a conversa que estava rolando em torno desse assunto, me atentei para o que uma pessoa próxima a mim conversava. Ela dizia: Nada na minha vida tem funcionado, tá tudo um saco” (A profissional que a atendia só balbuciava algumas poucas palavras, concordando com a cabeça).
Minutos depois, olhou para a televisão e comentou sobre a aparência da apresentadora: “Nossa…que cabelo horrível!”. Na sequência, quando precisou escolher a cor do esmalte, disse para a manicure que tinham poucas opções de tons nude. Aí reclamou do ar condicionado, criticou a decoração de natal do shopping, falou mal do marido e, no final, agradeceu e se despediu com um sorriso animado.
Diante disso que narrei acima,  pergunto:
Como será que essa mulher estará emocionalmente quando for se deitar pra dormir? Qual será o último pensamento dela antes do sono vir?
Achei válido trazer pra cá essa reflexão porque muitos de nós não temos consciência de uma coisa: se você não melhorar o seu mundo não melhora.
É importante demais cuidarmos dos pensamentos e das afirmações que fazemos.
Ao invés de dizer: “NADA ESTÁ BOM” ou “TUDO DÁ ERRADO PRA MIM”, procure definir o que exatamente está te incomodando.
Sabe por quê? Porque com esse simples refinamento nas palavras sua mente trabalhará a seu favor e, automaticamente, já buscará soluções práticas pra melhorar o que for necessário.
Nos afundamos no trabalho, nos problemas e esquecemos do principal: VIVER. Ligamos o piloto automático sem nos darmos conta de que existe ar pra respirar, sabores, sons, texturas, paisagens e pessoas. Compramos uma garrafa d’água na rua e não olhamos nos olhos da pessoa que nos atendeu. Agradecemos e pedimos licença de forma mecânica. Percebe?
Sim, a vida é corrida. Nem sempre dá pra ter atenção plena aos detalhes. Passamos horas, dias, meses, anos e até uma vida inteira sem nos concentrarmos em nós e em como nos relacionamos com o mundo a nossa volta.
É mais fácil reclamar, generalizar, ficar no raso? Não, não é (olha que curioso!).
Isso é que torna TUDO mais difícil.
Porque quando aprendemos a sermos específicos nos nossos argumentos, quando investimos em autoconhecimento e quando substituímos uma reclamação pelo reconhecimento do problema, nossa mente começa a trabalhar ao nosso favor e esses meros ajustes reduzem drasticamente os destemperos da vida.
Uma realidade insossa, insípida e sem graça é deprimente.
Mas o que fazer pra mudar esse cenário?
Se tem uma coisa que aprendi com os meus coachees é que o tempero da vida é proporcional ao paladar, cada um tem o seu. Não tem fórmula mágica, tampouco uma receita pronta. Cada um tem sua forma de tornar sua vida prazerosa, gostosa de viver.
Somos seres únicos e especiais dentro da nossa existência.
Eu sei…há quem não se enxergue assim, especial. Mas todos somos. E é essencial acreditar e viver essa verdade para facilitar a lapidação e fomentar a vontade de querer implementar as melhorias necessárias.
Só de ter lido esse texto até aqui já significa que você está em busca de melhorias e isso é muito bom para começarmos a caminhar juntos no RECOMEÇAR  (em breve).
Comece se observando e não se deixando “só” no dia-a-dia. Cuide das suas palavras e das suas atitudes.
Quando for reclamar de algo, troque (nem que seja mentalmente) o protesto por uma solução.
Ex: Ao invés de: “Você não faz nada direito” , use: “Na próxima vez faça dessa maneira (explique como) que poderá dar certo”.

São nessas sutilezas que o seu mundo começa a melhorar e você se despedirá do seu dia com uma sensação boa, com a mente mais em paz e descansada, com a respiração leve e se percebendo capaz de iniciar o próximo dia com mais ânimo e disposição.

Lembre-se: VOCÊ É O PONTO DE PARTIDA.

 

Você quer saber como está seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem.
Quer saber como estará seu corpo amanhã? Observe seus pensamentos hoje!
(Deepak Chopra)

 

6 comentários em “Você é o ponto de partida”

  1. Minha amiga linda! Você sempre surpreendendo com palavras maravilhosas, cheias de verdade, amor e atitude, que nos fazem reflitir, sair da “zona de comodismo” que aprisiona muitos. Somos frutos de um processo que chamo “cadeia humana” que vão dos nossos pensamentos, palavras e atitudes.
    Ótimo texto! Amei. Que nunca nos falte o bom ânimo, o amor, a fé e esperança a cada manhã.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ô…Ale…amiga querida.
      Amo sua sensibilidade, sua humanidade e seu amor tão genuíno. Essas características inspiram quem tem o prazer da sua companhia.
      Você é uma prova linda de amor ao próximo.
      Todo meu carinho pra você. Saudades!!!
      Beijos,
      Dai

      Curtir

  2. Dai, vc sempre surpreende com seu jeito meigo de falar e ao mesmo tão toca tão profundo na alma que não há como não repensar! Gratidão por compartilhar!

    Curtir

    1. Oi, Claudinha!
      Que gostosa essa sua percepção. De fato, me esmero em tratar com carinho os assuntos que acho importantes serem compartilhados para que a absorção seja maior.
      Um beijo enorme, querida!
      Com carinho,
      Dai

      Curtir

  3. Minha linda amiga,
    Como sempre, suas palavras e pensamentos são muito bem colocados e se encaixam para todos, em diferentes situações. Adoro ler seus textos e te ouvir. Não canso de dizer que sua alegria e alto astral são contagiantes.
    Siga em frente na sua linda jornada, e tenha certeza que sua amiga aqui, estará sempre lhe seguindo para aprender e crescer um pouquinho a cada dia.
    Com muito carinho,
    Rafa

    Curtido por 1 pessoa

    1. Querida Rafa.
      Seu amor, carinho e doçura são suas marcas registradas e são essas suas qualidades que me fazem amar a sua amizade.
      Com certeza seguirei nesse caminho trabalhando em prol de quem está em busca da Felicidade que foi interrompida.
      Como diz o nosso querido Walt Disney: “Aprendi que de nada adianta ser luz se não iluminar o caminho dos demais”.
      Isso pra mim é uma máxima e eu sigo com esse propósito.
      Muitos beijos!
      Com amor,
      Dai

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s